quinta-feira, 13 de março de 2014

Porco-espinho

O porco-espinho é pequeno e tranquilo, mas quase nenhum bicho se atreve a chegar perto dele. E, se um predador se aventura a atacá-lo, acaba se dando mal. É que ele está sempre alerta e, ao notar qualquer sinal de perigo, se encolhe e se enrola como uma bola.

Então, se vira de costas para o rival, pois a parte traseira do seu corpo tem mais espinhos, e começa a andar de ré. Quando encosta no adversário, seus espinhos longos e duros se soltam. E aí o porco-espinho ganha a chance de correr e se livrar do perigo.

Mas nem todos os dias são assim agitados. O porco-espinho costuma viver solitário e protegido em tocas perto de plantas e pedras.

À noite, passeia em busca de alimentos. Eles só se reúnem na época do namoro, quando as fêmeas se exibem, erguendo a cauda e encolhendo os espinhos.

Depois de cerca de 100 dias, nascem bebês fofos e com pelos macios. Como eles não têm qualquer proteção, ficam no ninho com a mamãe por três semanas. Nesse tempo, os pelos crescem e endurecem, virando espinhos. Aí eles estão prontos para sair com a mãe para aprender a procurar comida e a se defender sozinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário